EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3794
Tipo: Artigo
Título: ATENÇÃO À SAÚDE MENTAL: PERCEPÇÃO DE ALUNOS SOBRE OS SERVIÇOS OFERECIDOS EM MUNICÍPIO DE GRANDE PORTE
Autor(es): TEODORO, Adrielli Fernanda dos Santos Rodrigues
DUTRA, Camila Francieli dos Santos
REIS, Cleusa Maria dos
SALVAGIONI, Denise Albieri Jodas
ARAUJO, Juliane Pagliari
MEDEIROS, Fabiana Fontana de
Abstract: O presente estudo tem como objetivo discutir a percepção de alunos do curso técnico em enfermagem sobre os serviços de atenção psicossocial de um município de grande porte (acima de 100 mil habitantes). Trata- se de um estudo descritivo sobre a percepção de alunos do curso técnico em enfermagem sobre quatro serviços públicos de atenção à saúde mental. A vivência nos serviços de diferentes complexidades de cuidado ocorreu nos meses de maio e junho de 2019, por meio de visitas técnicas. Após a experiência vivenciada nesses serviços públicos, realizou- se uma discussão acerca da atenção psicossocial ofertada ao indivíduo e à família. Os alunos foram convidados a elencar as fortalezas e fragilidades dos serviços de atenção psicossocial e, posteriormente, o confronto das expectativas para com os serviços e as realidades observadas. Dentre as fortalezas foram relatados: o atendimento porta aberta, a reintegração dos clientes às atividades domésticas, promoção de atividades terapêuticas, tripla checagem de medicamentos e atuação de equipe interdisciplinar. Elencou- se como principais fragilidades: espaço físico inadequado ou mal localizado, quartos fechados e escuros, poucas visitas ou nenhuma de familiares, falta de dormitório para clientes transgêneros. Os alunos esperavam encontrar ambientes depressivos e desorganizados, no entanto, a visita técnica ressignificou o conceito de cuidado aos clientes com transtornos mentais.
Palavras-chave: Enfermagem
Rede de atenção psicossocial
Saúde mental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3794
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIANA FONTANA MEDEIROS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)164.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.