EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3778
Tipo: Artigo
Título: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: ANÁLISE DOS PRINCIPAIS TIPOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Autor(es): VENDRAMEL, Gabrieli Ramon de Macedo
RICHETTI, Tatiana
Abstract: O presente trabalho versa sobre as principais formas de violência doméstica praticada em face da mulher. Partindo deste pressuposto, o estudo buscará realizar um breve levantamento histórico acerca da violência contra a mulher, apontando os aspectos mais relevantes referente a tal tema. Em seguida, o trabalho analisará os tipos de violência causadas contra a mulher, apontando, através de dados estatísticos, como este fenômeno ainda se faz presente no Brasil. Por fim, a pesquisa adentrará nos mecanismos legislativos que o Estado disponibilizado como forma de tutelar os direitos e garantias da mulher violada. Para o desenvolvimento do presente trabalho, utilizou-se do método de pesquisa bibliográfica, com o apoio de um vasto referencial teórico, bem como da própria legislação base, a saber, o Código Penal e a Lei Maria da Penha. O resultado da pesquisa tem o viés de demonstrar que a violência doméstica contra a mulher é uma realidade no país, necessitando, portanto, de um fortalecimento dos atuais instrumentos legais e demais políticas públicas.
Palavras-chave: Lei Maria da Penha
Mulher
Violência doméstica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3778
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabrieli Ramon de Macedo Vendramel.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de outubro de 2019)207.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.