EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3776
Tipo: Artigo
Título: ATIVISMOJUDICIAL E A FUNÇÃO CONTRAMAJORITÁRIA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL: “VANGUARDA ILUMINISTA DA NAÇÃO”?
Autor(es): ROQUE, Gabriel Antonio
UTIDA, Amanda
SIQUEIRA, Dirceu Pereira
Abstract: O Supremo Tribunal Federal tem enfrentado, ultimamente, crises institucionais decorrentes do conflito de percepções acerca das legítimas atribuições da Corte. O trabalho tem por escopo realizar uma análise da legitimidade do STF na sociedade brasileira, haja vista que nos últimos anos, tanto no Brasil como em outros países, tem tomado corpo a discussão sobre o papel que uma Suprema Corte deve e pode desempenhar em um Estado Democrático de Direito. Para tanto, realizar-se-á um estudo pormenorizado do “ativismo judicial”, suas origens e múltiplas acepções na doutrina clássica e contemporânea, realizando-se uma análise das possíveis atribuições contramajoritárias que são reclamadas de Tribunais Constitucionais. O método a ser utilizado é a pesquisa bibliográfica (método teórico), em textos nacionais e estrangeiros, dando subsídios para o desenvolvimento dos problemas da pesquisa e possibilitando a compreensão da temática. Pretende-se empreender um amplo levantamento de dados, com posterior fichamento, análise e confrontação das posições coletadas, além da realização de um levantamento de precedentes do STF em que são mencionados expressamente os conceitos acima destacados, com objetivo de identificar combinações e contradições nas rationes decidendi exaradas pela Corte, sem apartar decisões que abordem conceitos correlatos ao tema aventado. Ao final da análise de todo material obtido, visa-se alcançar uma sólida conclusão acerca do legítimo papel que o STF deve assumir na situação atual do país. Afinal, deveria o STF incumbir-se de uma função contramajoritária, embargando os olhos para os clamores populares ou, nas palavras de um Ministro, assumir o papel de “vanguarda iluminista da Nação”?
Palavras-chave: Funções do STF
Legitimidade
Poder judiciário
Separação de poderes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3776
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriel Antonio Roque.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de outubro de 2019)205.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.