EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3775
Tipo: Artigo
Título: DESAFIOS NO ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA: DOS MÉTODOS TRADICIONAIS AO ALFABETIZAR LETRANDO
Autor(es): CATTO, Fabiana Martinez Cabeleira
BARBOSA, Magda Ribeiro de França
Abstract: Essa pesquisa teve como objetivo explanar os métodos de alfabetização utilizados no Brasil desde o início do século XX, bem como apresentar aspectos relevantes sobre o processo de alfabetização na atualidade, evidenciando a importância da aquisição do sistema de escrita alfabética e como esse processo está intrinsecamente relacionado ao letramento. Buscou-se também evidenciar o papel do professor como mediador no processo de elaboração de novos conhecimentos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando da revisão de literatura de autores como Maria do Rosário Mortatti, Magda Soares e outros estudiosos que tratam do assunto. Desta forma, a pesquisa tem relevância social, uma vez que o processo de alfabetização tem sido campo importante de estudo, tendo em vista os elevados índices de crianças brasileiras que ao concluírem os anos iniciais do ensino fundamental encontram-se não alfabetizados ou não atingiram todos os objetivos propostos para essa etapa, resultados esses apresentados em avaliações nacionais, estaduais e externas. Por isso, há a necessidade de se buscar caminhos que dêem fundamentação teórico-prática aos profissionais da área da educação e, em especial, aos professores alfabetizadores, para que possam encaminhar de forma competente a prática pedagógica. Como resultados, busca-se oferecer subsídios teóricos aos professores para que compreendam a necessidade da fundamentação teórico-metodológica para organizar o ensino e assim oportunizar que crianças se apropriem do sistema de escrita alfabético, utilizando-o de maneira competente para se inserirem efetivamente em sociedades grafocêntricas.
Palavras-chave: Alfabetização
Aprendizagem
Letramento
Métodos de alfabetização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3775
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabiana Martinez Cabeleira Catto.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)158.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.