EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3774
Tipo: Artigo
Título: PERDA E INTEGRAÇÃO: UM OLHAR DA TEOLOGIA PÚBLICA AOS DESAFIOS DE REFUGIADOS E MIGRANTES INTERNACIONAIS A PARTIR DA CIDADE DE MARINGÁ
Autor(es): ORTUÑO, Erick Alexander Pérez
LUIZ, Roney de Carvalho
Abstract: Segundo dados da Polícia Federal de Maringá-PR na região moram hoje mais de 5.562 imigrantes. É de domínio geral que o modus vivendi acompanham o migrante para onde for, e está constituído por elementos importantes que não podem ser deixados de lado, tais elementos sofrem uma alteração ou perda quando o migrante abandona seu lar e chega num novo país. Para tanto, o objetivo principal é procurar responder: como a teologia pública entende a situação dos migrantes internacionais estabelecidos em Maringá-PR e qual sua proposta pública que contribua relevantemente na integração dos imigrantes e refugiados que chegam à cidade e região de Maringá. Como objetivos específicos buscar-se-á responder: quem são e quais são os perfis dos imigrantes internacionais domiciliados em Maringá? Em que medidas tais imigrantes encontram em suas convicções e cultura o apoio necessário para seu estabelecimento e integração em Maringá-PR? E, finalmente, confirmar quais são os elementos de perdas e como se dá a integração em Maringá? Além de buscar criar na sociedade de Maringá-PR um interesse pelo tema da integração de migrantes internacionais. Tal pesquisa justifica-se, justamente, pelo número exponencial de migrantes internacionais e solicitantes de refúgio em Maringá-PR, acentuados nos últimos meses pela migração venezuelana e em anos anteriores pela migração haitiana. Como metodologia, além de pesquisa bibliográfica, hemerográfica e documental, serão realizadas entrevistas semiestruturadas, com o intuito de fornecerem dados qualitativos para explicar a lógica dos elementos de perda, bem como quantitativos, a serem tabulados, como forma de construir indicadores para melhor compreensão do fenômeno.
Palavras-chave: Teologia pública
Imigração
Integração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3774
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Erick Alexander Pérez Ortuño.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de outubro de 2019)202.64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.