EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3773
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DOS HOSPITAIS DE CUSTÓDIA PARA CONDENADOS COM DOENÇAS MENTAIS
Autor(es): SANTORO, Eloisa
SANTOS, Andreia Colhado Gallo Grego
Abstract: O presente artigo tem como finalidade realizar uma revisão sobre a origem e a evolução dos Hospitais de Custódia no Brasil, anteriormente conhecidos com Manicômios Judiciários, analisando a relação entre crime e loucura, o tratamento dispensado a esses indivíduos, a possível reintegração à sociedade, a criação de tais instituições e sua real finalidade e se seria possível uma cura para essas pessoas. Analisar-se-á ainda, a forma de tratamento desses indivíduos, a real necessidade de profissionais de áreas distintas ao Direito Penal, como psicólogos, psiquiatras, sociólogos e ainda advogados voltados para esse campo. Será realizado um levantamento histórico com relação ao surgimento dessas instituições e paralelamente dissertar-se-á sobre o tema crime e sua relação com a loucura, para evidenciar a partir de que período a sociedade começou a praticar a segregação daqueles que eram considerados um incomodo a ela. Serão expostas algumas propostas de tratamento e ressocialização desses indivíduos e também propostas de reestruturação dessas instituições de tratamento aos criminosos taxados de loucos.
Palavras-chave: Criminologia
Direito penal
Psicologia clínica
Estabelecimentos de internação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3773
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eloisa Santoro.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)173.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.