EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3754
Tipo: Artigo
Título: COMPORTAMENTO DE RECICLAGEM EM PÓS-GRADUANDOS
Autor(es): YAMAGUCHI, Beatriz Ueda
BEMI, Natani Aparecida do
REZENDE, Luciana Cristina Soto Herek
PACCOLA, Edneia Aparecida Souza
GROSSI, Rute Milani
Abstract: Comportamento pró-ambiental de reciclagem refere-se ao grau em que as pessoas estão cientes dos problemas em relação ao meio ambiente, seu apoio aos esforços para resolver tais problemas e uma disposição de contribuir pessoalmente para sua solução. O objetivo deste estudo foi identificar o comportamento pró-ambiental de alunos do curso de pós-graduação na área de ciências ambientais de uma instituição de ensino superior na cidade de Maringá (PR).Trata-se de uma pesquisa transversal, quantitativa e descritiva realizada por meio de quatro questões: 1- Separo lixo em recipientes diferentes; 2- Uso os pontos da prefeitura para descarte de eletrodomésticos; 3- Deposito óleo de cozinha usado em pontos especializados e 4- Prefiro produtos que utilizem embalagens recicláveis/reutilizáveis. As afirmativas foram formuladas com três opções de respostas (nunca, às vezes e frequentemente). As questões foram aplicadas por meio do formulário Google Forms cujo o link para acesso foi enviado através do aplicativo WhatsApp para o grupo de 67 pessoas do curso de pós-graduação em Tecnologias Limpas. Dentre os respondentes, 77,3% afirmaram sempre separar os resíduos, 40,9% e 45,5% sempre depositam eletrodomésticos e óleo usado em pontos adequados e a preferência por escolher embalagens recicláveis ainda não é uma prática da maioria. Destaca-se a necessidade de ampliação dos pontos de recolhimentos de resíduos (óleo e eletrodomésticos) para facilitar o acesso da população e desenvolvimento de campanhas que estimulem o comportamento próambiental da população para o desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Resíduos sólidos
Meio ambiente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3754
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Beatriz Ueda Yamaguchi.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)198.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.