EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3753
Tipo: Artigo
Título: A PERCEPÇÃO DOS RELACIONAMENTOS ABUSIVOS POR MULHERES DE ACORDO COM A FAIXA ETÁRIA
Autor(es): ANICETO, Beatriz Rocha
PAULA, Beatriz Alves de
BOLSONI, Caroline Lopes
SANTOS, Giovanna Alves dos
COSTA, Isadora Garcia da
MINCOFF, Júlia
Abstract: A cultura do machismo está enraizada na sociedade e é um grande problema, pois provoca efeitos como medo, opressão, morte, exclusão, discriminação, estereotipatização, relacionamentos abusivos, entre outras consequências sofridas por mulheres. Por isso a importância de auxiliar na desconstrução da ideia errônea do machismo de que mulheres são submissas ou inferiores aos homens. Portanto, este projeto tem por objetivo compreender a percepção das mulheres frente a existência do relacionamento abusivo e como essa perspectiva varia de acordo com as diferentes gerações e seus contextos socioculturais. Para avaliar essa percepção, nesta pesquisa será aplicado, através da abordagem pessoal, um questionário eletrônico utilizando a Escala Likert e de forma semiestruturada às mulheres das faixas etárias 18 a 29 anos e 60 a 75 anos. Após a coleta de dados, será feita a análise dos mesmos de forma quanti e qualitativa, com o auxílio das plataformas Google Drive, Google Form e Microsoft Excel, com base nos estudos da psicologia social. O resultado esperado desta pesquisa é que mulheres acima de 60 anos tendem a negligenciar a existência do relacionamento abusivo, presumindo, em contrapartida, que mulheres mais jovens possuem mais consciência sobre o assunto.
Palavras-chave: Faixa etária
Mulheres
Relacionamento abusivo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3753
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Beatriz Rocha Aniceto.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de outubro de 2019)145.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.