EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3739
Tipo: Artigo
Título: SEGURANÇA ALIMENTAR EM ÁGUAS DE ABASTECIMENTO: ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE ÁGUAS DE POÇO TUBULAR
Autor(es): SOUZA, Viviane Fernanda Cardoso de
VALÉRIO, Vanessa de Sibie
ANDREOLA, Ricardo
Abstract: No Brasil ainda é muito comum em áreas rurais e pequenos municípios a existência de poços tubulares nas proximidades de fossas sanitárias, o que pode trazer contaminação microbiológica para água extraída. No presente trabalho, se fará um estudo sobre a qualidade da água de um poço de água subterrânea, que abastece um conjunto de famílias no interior do Paraná, o qual pode apresentar contaminação microbiológica e físico-química. No ano, serão realizadas três tomadas de amostras, buscando identificar variações na qualidade da água em relação à legislação pertinente. Para isso, as análises serão realizadas em diferentes períodos: de estiagem e chuvoso. Os parâmetros analisados serão demanda bioquímica de oxigênio (DBO5), bactérias heterotróficas, coliformes totais, Escherichia Coli, pH, temperatura, turbidez, salinidade, sólidos dissolvidos totais (TDS) e oxigênio dissolvido. Os parâmetros orgânicos/microbiológicos serão analisados em laboratório certificado em qualidade, externo à instituição, e os parâmetros físicoquímicos serão analisados in loco por meio da sonda Horiba. Com o intuito de avaliar a qualidade hídrica, os valores dos parâmetros estudados serão comparados com os respectivos valores máximos permitidos (VMPs) constantes na Portaria de Consolidação n° 5/2017 do Ministério da Saúde e também resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sendo elas, Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) n° 274/2005 e n° 275/2005. Espera-se que a água analisada esteja em conformidade com os padrões para consumo humano.
Palavras-chave: Água potável
Compostos nocivos
Consumo humano
Legislação
Qualidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3739
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Viviane Fernanda Cardoso de Souza.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de outubro de 2019)180.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.