EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3736
Tipo: Artigo
Título: COMPOSIÇÃO PROXIMAL DE LEITE HUMANO MADURO DE DIFERENTES LACTANTES
Autor(es): SANTOS, Vanessa Jorge dos
BAQUETA, Michel Rocha
SOUZA, Patrícia Magalhães de
CASTRO, Matheus Campos de
VALDERRAMA, Patrícia
VISENTAINER, Jesui Vergilio
Abstract: O leite humano é o alimento exclusivo para recém-nascidos durante os primeiros seis meses de vida contendo variados nutrientes essenciais para sua sobrevivência. No entanto, o teor nutricional do leite humano pode variar de acordo com as fases de lactação e também por ser de lactantes diferentes. Nesse sentido, este estudo buscou avaliar a composição proximal (umidade, cinzas, lipídios totais, proteina bruta, carboidratos por diferença e valor energético) de leites humano maduro obtido de 20 diferentes lactantes. Observando o mesmo nutriente, os resultados foram discrepantes para os 20 leites analisados, exceto o valor de umidade que foram semelhantes para todos. Posto isto, pode-se alegar que as características das lactantes interferi na composição nutricional do leite, não somente as fases de lactação. Ademais, os leites analisados, mesmo apresentando diversidade nos valores, conteve teores relevantes de todos os nutrientes, ou seja, valores aproximados aos estabelecidos por órgãos e outras pesquisas, sendo um alimento fundamental no auxilio do desenvolvimento e sobrevivência dos recém-nascidos.
Palavras-chave: Leite materno
Composição nutricional
Fases de lactação maduro
Nutrizes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3736
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Jorge dos Santos.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)163.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.