EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3732
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DE AGROTÓXICOS E PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS EM ÁGUAS DE IRRIGAÇÃO DE CULTIVO ORGÂNICO
Autor(es): FERRAZ, Roberto Delatorre
ANDREOLA, Ricardo
Abstract: Os alimentos orgânicos são definidos como alimentos in natura ou processados que são oriundos de um sistema orgânico de produção agropecuária e industrial. A produção de alimentos orgânicos é baseada em técnicas que dispensam o uso de insumos como pesticidas sintéticos, fertilizantes químicos, medicamentos veterinários, organismos geneticamente modificados, conservantes, aditivos e irradiação. A produção de alimentos orgânicos é altamente dependente da qualidade de água de irrigação. A qualidade da água subterrânea, superficial e da água tratada pode ser afetada constantemente por meio da atividade natural e antrópica, de forma física, química ou biológica, principalmente em se tratando de água de lençóis freáticos, que abastecem poços destinados ao consumo humano, águas de rios e córregos, extremamente susceptíveis à contaminação antrópica e a água tratada que é altamente dependente do processo de desinfecção. Serão realizadas tomadas de amostras de três mananciais diferentes: águas de mina (nascentes), águas superficiais e água tratada. Os parâmetros organo voláteis (pesticidas) serão analisados por meio cromatografia gasosa CG-MS. Os parâmetros físico-químicos de pH, temperatura, turbidez, salinidade, sólidos dissolvidos totais (TDS) e oxigênio dissolvido serão analisados in loco por meio da sonda Horiba. Assim, com o objetivo de analisar e identificar pesticidas e parâmetros físico-químicos em água de diferentes fontes, subterrânea, superficial e tratada, os resultados serão comparados com valores máximos permissíveis (VMPs) de acordo com a Portaria de Consolidação n° 05/2017 do Ministério da Saúde e a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), RDC n° 275/2005.
Palavras-chave: Legislação
Compostos nocivos
Qualidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3732
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roberto Delatorre Ferraz.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)158.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.