EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3731
Tipo: Artigo
Título: INTEMPERISMO QUÍMICO E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO E MORFOLOGIA DO SOLO DO ESTADO DO PARANÁ
Autor(es): WANZELER, Raulene Maciel
FERREIRA, Debora Ricardo
SILVA NETO, Fernando Carvalho da
PIRES, Angelo Hartmann
Abstract: Objetivo deste trabalho é estudar influência das reações químicas características do intemperismo químico nas propriedades, geomorfologia e composição dos solos. Desenvolve-se a realização de um estudo minucioso acerca do solo com amostras de formação característica que serão submetidas a processos de caráter químico em laboratório. O estudo preocupa-se com o processo de modificação do solo através de adsorção de H2O, CO2 e O2 por suas partículas ou minerais constituintes e se este processo implicará tais mudanças de modo significativo em sua configuração original. Para esta análise, utilizam-se solos de diferentes horizontes, em especial o latossolo, amostras de solo do horizonte B que é rico em minerais que compõem a estruturação química da rocha mãe (rocha que da origem ao solo). Essas amostras de solo, antes e após o processo reativo, serão submetidas a ensaios de caracterização do solo e análises químicas e físicas a serem realizados em laboratório específico para obtenção de dados com maior grau de relevância conforme Manual de Métodos de Análises de solo da EMBRAPA. Com o auxílio dos ensaios realizados e em posse dos resultados, irá ser realizadas comparações entre solo inalterado, solo preliminar coletado em campo, e solo alterado através dos processos de ensaios e reações entre solo e reações químicas no decorrer das etapas do projeto.
Palavras-chave: Adsorção
Latossolo
Minerais
Pedogênese
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3731
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raulene Maciel Wanzeler.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de outubro de 2019)175.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.