EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3728
Tipo: Artigo
Título: SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE COMPLEXOS DE RUTÊNIO COM TIOSSEMICARBAZIDAS PARA FINALIDADES FARMACOLÓGICAS
Autor(es): BERTOLA, Paula B.
BORGES, Alice P.
MAIA, Pedro Ivo da S.
GASPARI, Ana P. S.
Abstract: O objetivo do presente trabalho é estudar, sintetizar, caracterizar e realizar ensaios biológicos de compostos rutênio-tiossemicarbazidas. Os compostos de rutênio têm sido amplamente desenvolvidos em virtude de suas aplicações frente a testes in vitro e in vivo contra câncer e parasitas, como por exemplo, Trypanosoma cruzi. Haja vista que as tiossemicarbazidas (TCBZ) apresentam sítios de coordenação favoráveis à formação de complexos de rutênio, foram escolhidas para este estudo como ligantes. Foi utilizado como precursor, o complexo [RuCl2(dmso)4], o qual reagiu com o ligante (H2L1 ou H2L2) na proporção 1:1 em solução etanólica sob refluxo por 24 horas. Obteve-se sólido marrom ao fim da reação, o qual precipitou pela adição de éter etílico. A caracterização dos compostos foi realizada por meio dos estudos de condutividade, espectros de absorção na região do infravermelho e do ultravioleta-visível, espectros de ressonância magnética nuclear de 1H e espectrometria de massas. Os resultados obtidos demonstraram a coordenação do ligante a três sítios de coordenação do rutênio (ligante polidentado), o que é consistente com a análise de espectrometria de massas e condutância, que corroboraram com a formação de complexos neutros do tipo [RuCl(L)(S-dmso)(Odmso)]. Para melhor compreender sobre a estrutura destes complexos, assim como eles poderão atuar em meio biológico, análises de voltametria cíclica e cálculos da Teoria do Funcional da Densidade (DFT) estão sendo conduzidos. Ademais, ensaios in vitro serão realizados para determinar as potenciais aplicações dos complexos obtidos como agentes quimioterápicos.
Palavras-chave: Metalofármacos
Compostos bioativos
Desenvolvimento de fármacos
Câncer
T.cruzi
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3728
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paula Bonomo Bertola.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)238.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.