EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3723
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA ADIÇÃO DO HIDROGÊNIO NA COMBUSTÃO DO BIOGÁS EM CALDEIRAS INDUSTRIAIS
Autor(es): VALENCIO, Marcos Antonio
Abstract: É crescente o uso do biogás obtido a partir de biodigestores anaeróbicos para combustão em caldeiras industriais, usando residual de matéria orgânica para produção de energia térmica gerando vapor e na cogeração de energia elétrica para fins industriais. Todavia o biogás é considerado um gás fraco que após ser submetido a processos purificação e desumidificação é transformado em biometano com aumento de poder calorífico e redução das emissões de dióxido de carbono na sua queima. Todavia esse processo implica em aumento de tempo e custos de produção. Nesse estudo será avaliada a eficiência da adição de gás hidrogênio (H2) ao biogás como combustível para uso em caldeiras industriais, sem passar por esses processos.
Palavras-chave: Biodigestão anaeróbica
Economia verde
Tecnologias limpas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3723
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos Antonio Valencio.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de outubro de 2019)251.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.