EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3720
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA ADULTERAÇÃO DE COSMÉTICOS À BASE DE ÓLEO DE GIRASSOL POR CG-DIC
Autor(es): MANIN, Luciana Pelissari
PIZZO, Jessica Santos
RYDLEWSKI, Adriela Albino
GALUCH, Marília Bellanda
SANTOS, Oscar Oliveira
VISENTAINER, Jesui Vergilio
Abstract: Os cosméticos a base de óleos vegetais são benéficos para a pele humana. Eles formam uma camada protetora sobre a epiderme, evitando assim o ressecamento, além de ativar a regeneração lipídica, dentre outros benefícios. Um exemplo de óleo vegetal utilizado em cosméticos é o óleo de girassol, que possui um ótimo custo-benefício para esta formulação. Porém, devido ao custo do óleo de girassol ser mais elevado, quando comparado ao óleo de soja, algumas indústrias realizam adulterações intencionais, para aumentarem seus lucros. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi avaliar seis marcas de cosméticos a base de óleo de girassol, verificando se houve adulteração com óleo de soja, através da análise da composição em ácidos graxos, por cromatografia em fase gasosa. Como resultado foi possível observar que apenas uma marca continha somente óleo de girassol em sua composição, quatro marcas possuía uma mistura de óleo de girassol com óleo de soja, e uma marca continha exclusivamente óleo de soja em sua composição, mostrando assim, a importância de uma fiscalização mais eficaz desses cosméticos.
Palavras-chave: Ácidos graxos
Óleo de soja
Cromatografia em fase gasosa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3720
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Pelissari Manin.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de outubro de 2019)156.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.