EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3712
Tipo: Artigo
Título: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE APLICADO NO CONTEXTO DE GLOBALIZAÇÃO
Autor(es): LENCO, João Messias Pereira
LUZ, Carlos Danilo
Abstract: A globalização gera impactos significativos nas mais diversas áreas, pois é uma tendência crescente, favorecendo a competitividade do mercado, considerando que as “fronteiras” deixam de existir e trazendo benefício para a cooperação entre profissionais localizados em regiões geograficamente distribuídas. Diante deste cenário, o setor de TI é fortemente impactado, em especial as atividades ligadas ao desenvolvimento de software, onde as empresas são impulsionadas a trabalhar de maneira distribuída, com equipes espalhadas por diversas regiões, incluindo países diferentes. Para facilitar esse processo surgiu o DDS - Desenvolvimento Distribuído de Software com times formados por profissionais dispersos em cidades, estados e países diferentes. Quando os profissionais de um ambiente de DDS estão dispersos em mais de um país usa-se o termo Desenvolvimento Global de Software (Global Software Development – GSD. Nesse contexto, há vários riscos relacionados a esse formato e, um dos mais importantes é a comunicação e interação eficaz entre os profissionais envolvidos. Durante a realização deste trabalho, observou-se que, mesmo com os riscos, dificuldades e desafios impostos pelo GSD as vantagens dessas empresas são significativamente maiores que os problemas apresentados. Desta forma, fez-se uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso em uma empresa da cidade de Maringá-PR a fim de identificar os riscos recorrentes do GSD, os desafios enfrentados por gestores, bem como as equipes de um modo geral e os planos de contingência e estratégias para evitar que os riscos aconteçam ou minimizar os impactos dos riscos inevitáveis.
Palavras-chave: Desenvolvimento global de software
Offshore outsourcing
Offshore insourcing
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3712
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João Messias Pereira Lenco.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de outubro de 2019)222.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.