EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3707
Tipo: Artigo
Título: SINTESE DE HIDRAZONAS E N-ACILHIDRAZONAS POTENCIALMENTE BIOESTIMULANTES EM ZEA MAYS
Autor(es): MOREIRA, Gabrieli Almeida
FINGE, Aline
OLHER, Vanessa Guimarães
Abstract: Zea mays é uma gramínea pertencente á família Poacea. Conhecida e comercializadas como milho, a Zea mays representa a segunda maior cultura agrícola brasileira, destacando-se o estado do Paraná como o segundo maior produtor de milho. Para o referido estado estima-se a produção de 3 milhões de toneladas para a safra 2018/2019, sendo que a maior parte da produção de milho é destinada a produção de alimentação animal. No entanto, a demanda mundial de milho vem crescendo exponencialmente, principalmente devido ao aumento da produção de carnes e combustíveis. Desta forma, a busca por compostos que possam aumentar a produção e diminuir o tempo de cultivo dessas culturas tem sido alvo de diversas áreas da ciência. Neste sentindo as hidrazonas e N-acilhidrazonas representam uma classe de compostos sintéticos com ampla versatilidade de aplicações. Atividades farmacológicas como a antitumoral, antiviral, antituberculose entre outras, já foram relatadas para estes compostos. Entretanto, o estudo sobre os efeitos dessa classe de compostos em plantas é escasso na literatura, porém, na década de 60 alguns efeitos de inseticida e estimulante de crescimento foram relatados. Nesse sentido, os objetivos desse trabalho são concentrados na síntese de hidrazonas e N-acilidrazonas derivadas dos aldeídos: vanilina, siringaldeído, furfuraldeído e benzaldeído e avaliação dos parâmetros biométricos e avaliação dos efeitos biológicos dos compostos sintetizados em plantas de Zea mays. Os compostos foram obtidos mediante a reação dos aldeídos com hidrato de hidrazina para a obtenção de hidrazonas e benzoidrazida para a síntese de N-acilhidrazonas.
Palavras-chave: Crescimento
Cultivo
Efeitos biológicos
Milho
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3707
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabrieli Almeida Moreira.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de outubro de 2019)161.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.