EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3703
Tipo: Artigo
Título: REMOÇÃO DE CARBENDAZIM DE SOLUÇÃO AQUOSA UTILIZANDO NANOPARTÍCULAS DE MANGANÊS FUNCIONALIZADAS COM EXTRATO DE SEMENTE DE MORINGA OLEIFERA
Autor(es): SILVEIRA, Fabiane Masala Rosário da
SANTOS, Tássia Rhuna Tonial dos
ANDRADE, Murilo Barboza de
BERGAMASCO, Rosângela
GOMES, Raquel Guttierres
Abstract: Atualmente o uso de agrotóxicos cresce consideravelmente, fato este atribuído ao aumento da produção de alimentos, podendo ocasionar contaminação de rios, lagos e oceanos e o consumo de água contaminada por seres humanos pode ocasionar diversos problemas de saúde. Por isso, estudos acerca da utilização das sementes de Moringa oleifera no tratamento de águas e efluentes, para remoção de cor, turbidez e concentração tem sido uma alternativa viável e sustentável. Desta forma, o presente estudo primou em avaliar o potencial de remoção de cor, turbidez e concentração do fungicida carbendazim utilizando nanopartículas de manganês funcionalizadas com extrato de semente de Moringa oleifera durante o processo de coagulação e floculação. Os resultados obtidos indicam que o carbendazim teve facilmente sua cor e turbidez removidas da água, porém houve maior dificuldade para remoção da concentração da substância durante os ensaios realizados. Por tanto, conclui-se que é necessário a expansão dos estudos nesta área, visto que a remoção da concentração do Carbendazim da solução através de coagulação/floculação foi baixa, fator este preocupante pois o tratamento utilizado nas estações de água podem não eliminar concentrações deste produto.
Palavras-chave: Fungicida
Coagulação
Floculação
Nanopartículas
Moringa oleífera
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3703
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fabiane Masala Rosário da Silveira.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de outubro de 2019)211.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.