EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3701
Tipo: Artigo
Título: MÉTODOS E TÉCNICAS DE APOIO NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE BASEADOS EM LINHA DE PRODUTO DE SOFTWARE
Autor(es): LENCO, João Messias Pereira
LUZ, Carlos Danilo
Abstract: O desenvolvimento deste trabalho tem como objetivo discorrer sobre linha de produto de software (LPS), bem como algumas das técnicas que podem ser adotadas em sua abordagem. A LPS permite que uma família de produtos compartilhe um núcleo comum ou uma plataforma, enquanto apoia a instanciação de funcionalidades específicas de produtos sob essa plataforma. Diante dessa perspectiva, são apresentados também, métodos e técnicas para o gerenciamento de variabilidades no processo de LPS. Dos métodos apresentados neste trabalho, o primeiro é o Product Line UML-based Software Engineering (PLUS), que objetiva a modelagem explicita das características comuns e variáveis de uma LPS, por meio de atividades apoiadas por extensões UML, para modelos de casos de uso e classes. Já o segundo método, trata-se de uma evolução da abordagem PLUS, denominada Stereotype-based Management of Variability (SMarty). Esta é uma abordagem que atua no gerenciamento de variabilidades se apoiando em perfil UML para representar as disposições dos artefatos. A partir dos estudos efetuados foi possível compreender sobre o uso de LPS e qual a diferença entre estas abordagens para o controle de variabilidade.
Palavras-chave: Linha de produto de software
Métodos e técnicas de desenvolvimento de linha de produto de software
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3701
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João Messias Pereira Lenco.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de outubro de 2019)151.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.