EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3690
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DO METIL JASMONATO (MeJA) SOBRE A INERVAÇÃO EXTRÍNSICA DO COLO DISTAL EM MODELO DE COLITE EXPERIMENTAL QUIMICAMENTE INDUZIDA EM RATOS: QUANTIFICAÇÃO E PERFIL DA SUBPOPULAÇÃO NEURONAL NITRÉRGICA (nNOS+)
Autor(es): RIGUETE, Victor Schiling da Silva
NATALI, Maria Raquel Marçal
BESSON, Jean Carlos Fernando
Abstract: As doenças inflamatórias intestinais (DIIs) são caracterizadas por processo inflamatório crônico, nesse cenário, produtos naturais surgem como alternativas terapêuticas e o metil jasmonato (MeJA) por apresentar comprovadas propriedades anti-inflamatórias e antiproliferativas vem a ser uma provável alternativa de tratamento. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial efeito tecidual do MeJA em ratos Wistar adultos com colite induzida por ácido trinitrobenzenosulfônico (TNBS). Foram utilizados amostras do colo distal de 20 animais, distribuídos em quatro grupos eutanasiados após um período de sete dias e tratados via gavagem com metil jasmonato 300 mg/Kg. Serão avaliados a partir do material coletado previamente: graduação da fibrose colônica bem como serão avaliados a quantificação e o perfil da subpopulação nitrérgica nNOS+ no colo distal. Acreditamos que a administração oral do metil jasmonato será capaz de promover efeitos antiinflamatórios sobre a inervação extrínseca do colo distal de ratos.
Palavras-chave: Colite
MeJA
Tratamento
Neurônio entérico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3690
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Victor Schiling da Silva Riguete.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)158.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.