EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3683
Tipo: Artigo
Título: CONTROLE BIOLÓGICO DA Diatraea saccharalis Fabricius, 1794 (LEPIDOPTERA: CRAMBIDAE) COM Bacillus thuringiensis (BACILLALES: BACILLACEAE)
Autor(es): DAQUILA, Bruno Vinicius
MOREIRA, Daiani Rodrigues
BERGAMO, Richard Henrique Siebra
OLIVEIRA JUNIOR, Fabio de Deus
VARONI, Matheus Veríssimo
CONTE, Helio
Abstract: O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, com isso, a sociedade mostra-se exigente, buscando produtos oriundos da agricultura sustentável. Diatraea saccharalis é um inseto holometábolo, responsável por prejuízos diretos e indiretos ao setor sucroalcooleiro, devido seu hábito alimentar durante a fase larval, sendo controlada pelo uso de agentes químicos e biológicos. Entre os meios de controle, destaca-se o biológico, que faz uso de entomopatógenos, parasitas e predadores, para o equilíbrio populacional nos agro e ecossistemas. Bioinseticidas formulados com Bacillus thuringiensis têm sido utilizados no controle de pragas agrícolas e vetores de doenças, seu uso é considerado especifico e seguro para os organismos vivos. Nosso objetivo neste trabalho foi avaliar a mortalidade de larvas da D. saccharalis submetidas a tratamentos com B. thuringiensis. Os bioensaios foram realizados com larvas em primeiro instar, submetendo-as à ação de B. thuringiensis var. Aizawai, GC-91. As concentrações 0,062; 0,125; 0,250; 0,5; 1 e 2% foram aplicadas sobre dieta artificial e em seguida oferecidas aos insetos. Os resultados mostram que o entomopatógeno foi altamente tóxico, resultando na mortalidade de 100% das larvas em 144h, nas concentrações 0,5; 1 e 2%. As CL50 e CL90, foram estimadas em 0,307 e 1,330% respectivamente. Alterações na coloração tegumentar semelhantes as causadas por bacterioses foram observadas em todos tratamentos. Desta forma podemos concluir que a aplicação de B. thuringiensis var. Aizawai GC-91 foi eficiente no controle das larvas da D. saccharalis em primeiro instar, sendo uma alternativa sustentável que pode ser associada ao manejo integrado de pragas.
Palavras-chave: Entomopatógeno
Insetos-pragas
Manejo integrado de pragas
Sustentabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3683
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Richard Henrique Siebra Bergamo.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)315.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.