EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3682
Tipo: Artigo
Título: EFICÁCIA ENTOMOPATOGÊNICA DO FUNGO Metarhizium anisopliae (METSCH.) SOROKIN NO CONTROLE DA Diatraea saccharalis (FAB., 1794) (LEPIDOPTERA: CRAMBIDAE)
Autor(es): BERGAMO, Richard Henrique Siebra
DAQUILA, Bruno Vinicius
CONTE, Helio
Abstract: Dentre as pragas agrícolas brasileiras a D. saccharalis (Lepidoptera: Crambidae) destaca-se por sua rápida expansão populacional e severos danos causados na cultura de canade-açúcar. A crescente demanda por produções elevadas de alimentícios, somada a diferentes interpretações nas leis ambientais, tem contribuído para o aumento do consumo de agrotóxicos químicos, visando o controle de pragas. Em contraposição a este método, está ocorrendo uma emergente utilização de fungos entomopatogênicos como medida sustentável para controle biológico, sendo o Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorokin um dos principais alvos de estudos. Para testar a eficácia entomopatogênica do fungo M. anisopliae no controle da D. saccharalis, larvas de terceiro ínstar e pupas-jovens (PJ) com 24h foram submetidas a tratamentos utilizando diferentes concentrações (0,5; 1,0 e 5,0%) do produto comercial METANAT CE (suspensão oleosa). Os conídios do fungo, presentes nas soluções, germinam sobre a cutícula do inseto, penetram pela epiderme até chegar a hemocele, sendo então disseminados pelo corpo do hospedeiro. Ao atingirem órgãos e sistemas promovem um quadro de septicemia resultando na morte do inseto. Após aplicações das diferentes concentrações do METANAT CE, observamos que na concentração de 1,0% houve o maior número de mortes registradas, tanto nos tratamentos em larvas como nas pupas. Esses resultados demonstram que M. anisopliae possui eficácia entomopatogênica podendo ser uma alternativa sustentável no controle de larvas e pupas da D. saccharalis.
Palavras-chave: Broca-da-cana
Controle biológico
Larvas
Pupas
Micoinseticida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3682
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Richard Henrique Siebra Bergamo.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)195.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.