EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3681
Tipo: Artigo
Título: GERMINAÇÃO DE Myrcia subcordata DC. (MYRTACEAE) CONSIDERANDO O ESTÁGIO DE MATURAÇÃO DOS FRUTOS
Autor(es): GUERREIRO, Renata Gomes de Oliveira
BORNIA, Laura Beatriz
ROMAGNOLO, Mariza Barion
PASTORINI, Lindamir Hernandez
Abstract: A família Myrtaceae é representada em regiões tropicais e subtropicais, composta por aproximadamente 6.000 espécies no mundo. No Brasil, está presente principalmente na região Sudeste, marcada pelo bioma Mata Atlântica. Os gêneros Eugenia L. e Myrcia DC. são os mais predominantes no país e no estado do Paraná, os quais Myrcia subcordata DC. é uma espécie presente na região. Os frutos de M. subcordata foram coletados e separados em três estágios de maturação, sendo eles vermelho claro, vermelho escuro e escuro. Para cada um dos estágios foram utilizadas 100 sementes para o teste de germinação a 25 e 30°C com fotoperíodo de 12h, sendo analisadas diariamente e por fim, calculada a porcentagem (%G), índice de velocidade (IVG) e tempo médio de germinação (TMG). Em relação aos estágios de maturação, a 25°C e 30°C, os frutos escuros apresentaram maior %G e IVG e menor TMG em relação aos frutos vermelho escuro e claro. Nessas duas temperaturas, as sementes dos frutos escuros à 30°C germinaram mais rapidamente, os frutos vermelhos escuro apresentaram maior %G a 30°C e os frutos vermelhos claro a 30°C apresentaram menor TMG e menor %G.
Palavras-chave: Coloração de frutos
Temperatura
Maturidade fisiológica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3681
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata Gomes de Oliveira Guerreiro.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)145.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.