EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3680
Tipo: Artigo
Título: GERMINAÇÃO DE ESPÉCIES DE MELASTOMATACEAE DO PARQUE ESTADUAL DO GUARTELÁ, PR, BRASIL
Autor(es): GUERREIRO, Renata Gomes de Oliveira
FIRMINO, Taysi Pereira
ROMAGNOLO, Mariza Barion
PASTORINI, Lindamir Hernandez
Abstract: O Parque Estadual do Guartelá apresenta remanescentes de Cerrado onde são encontrados diferentes gêneros de Melastomataceae, entre eles, Miconia e Leandra apresentam frutos carnosos, dispersos por várias espécies de aves. Com o objetivo de avaliar a germinação de espécies de Melastomataceae dos Campos Gerais, frutos de Leandra aurea, Miconia ligustroides e Miconia sellowiana foram coletados no Parque Estadual do Guartelá e levados ao Laboratório de Fisiologia Vegetal da UEM. Dos frutos foram obtidas 100 sementes, de cada espécie, que foram mantidas em câmara de germinação sob temperatura de 20, 25 e 30 °C e fotoperíodo de 12 h. A germinação foi acompanhada diariamente e posteriormente foram realizados os cálculos dos parâmetros de germinação. Verificou-se que as sementes de L. aurea, M. ligustroides e M. sellowiana apresentaram melhor desempenho quando mantidas a 25 e 30 °C. As espécies de Miconia apresentaram maior %G quando mantidas a 25 e 30 °C, enquanto L. aurea apresentou menor tempo médio de germinação nessas temperaturas. Sementes de M. ligustroides e M. sellowiana apresentaram redução significativa da %G e do IVG quando sob 20 °C. Concluímos para as espécies de Melastomataceae estudadas as sementes apresentam maior germinabilidade quando mantidas a 25 e 30°C.
Palavras-chave: Miconia
Leandra
Temperatura
Miconieae
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3680
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata Gomes de Oliveira Guerreiro.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)197.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.