EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3675
Tipo: Artigo
Título: O METIL JASMONATO MELHORA A INFLAMAÇÃO E O ESTRESSE OXIDATIVO NO CÉREBRO DE RATOS COM ARTRITE
Autor(es): MARÓSTICA, Heloisa V. Pereira
CASTILHO, Pâmela Alves
CASTRO, Lorena S.
COMAR, Jurandir F.
SÁ-NAKANISHI, Anacharis B.
Abstract: O metil jasmonato (MeJA) é amplamente encontrado no reino vegetal e alguns benefícios do seu uso estão associados com a redução da inflamação articular e hepática, e do estresse oxidativo hepático em ratos com artrite induzida por adjuvante (AIA). A AIA é uma imunopatologia experimental que compartilha muitas características com a artrite reumatoide. A inflamação na artrite induzida por adjuvante tem caráter sistêmico, afetando vários tecidos, inclusive o cérebro. É relatado que o MeJA administrado por via intraperitoneal em camundongos, reverte o comprometimento da memória causado pela escopolamina, e essa ação foi associada à melhora dos níveis de biomarcadores de estresse oxidativo no cérebro. Desse modo, o objetivo desse estudo foi investigar as ações do MeJA administrado por via oral (75 a 300 mg·Kg-1) sobre a inflamação, o estado oxidativo e as atividades enzimáticas no cérebro de ratos com artrite induzida por adjuvante. Os resultados mostram que o MeJA reduziu a inflamação e aumentou a atividade das enzimas antioxidantes (catalase e superóxido dismutase) assim como também o conteúdo de glutationa reduzida em cérebro de ratos artríticos. Por outro lado, o MeJA promoveu o deslocamento da hexoquinase da membrana mitocondrial externa de cérebros sadios e artríticos, e este efeito pode prejudicar potencialmente a fosforilação e o metabolismo da glicose. No entanto, em termos gerais, o MeJA reduz consideravelmente o estresse oxidativo e a inflamação causados pela artrite em cérebro de ratos.
Palavras-chave: Cérebro
Estresse oxidativo
Inflamação
Metil-jasmonato
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3675
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
186821.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)178.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.