EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3672
Tipo: Artigo
Título: A INFLUÊNCIA DOS FATORES INTRÍNSECOS E EXTRÍNSECOS NA ADESÃO VACINAL E NO ALEITAMENTO MATERNO
Autor(es): IORI, Daltro Moreira
SIQUEIRA, Valéria Maria Carvalho
ALMEIDA, Caroline Rodrigues de
LABEGALINI, Célia Maria Gomes
Abstract: A saúde materno-infantil é uma das primeiras áreas de atenção à saúde no país, e suas ações como a imunização e a amamentação ainda precisam ser fortalecidas. A adesão a essas ações, usualmente, dependem da mãe, e é sabido que ambas impactam positivamente no crescimento e desenvolvimento saudável da criança. Diante desse contexto, compreender os fatores que levam a não adesão das mães pode contribuir para alterar a realidade, especialmente na Atenção Primária à Saúde (APS), devido a proximidade desse ponto de atenção a mulher e sua família desde a gestação. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral analisar os fatores extrínsecos e intrínsecos que influenciam na adesão vacinal e no aleitamento materno. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva com abordagem qualitativa a ser realizada com gestantes e as puérperas que frequentam uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada em Maringá-PR. O estudo seguirá todos os preceitos éticos da resolução 466/2012 e será realizado por meio de uma entrevista individual utilizando um roteiro semi-estruturado, composto por questões de caracterização e sobre os conhecimentos acerca da vacinação e do aleitamento materno. Os dados serão coletados e analisados por análise temática de conteúdo, organizado em três fases: 1) pré-análise, 2) exploração do material e 3) tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Espera-se identificar os fatores influentes na adesão ao aleitamento e a vacinação na perspectiva das mães, os quais poderão subsidiar as ações dos profissionais de saúde da APS.
Palavras-chave: Vacinação
Amamentação
Atenção Primária à Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3672
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daltro Moreira Iori.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)77.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.