EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3670
Tipo: Artigo
Título: A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO RECURSO COMPLEMENTAR PARA O ENSINO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(es): CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
ARAUJO, Juliane Pagliari
ELER, Gabrielle Jacklin
ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de
ROECKER, Simone
CASSIOLATO, Caren
Abstract: A monitoria compreende um serviço de apoio pedagógico que possibilita aos estudantes oportunidades de aprofundar conhecimentos. Esse trabalho teve por objetivo relatar experiências de professores do curso técnico de enfermagem, na supervisão das atividades de monitoria, no componente curricular Fundamentos em enfermagem II. Trata-se de um relato de experiência. A atividade ocorreu no período de fevereiro a julho de 2017. Participaram da ação um estudante monitor, matriculado no quarto semestre do curso, sete professores e 56 discentes. As atividades foram estruturadas da seguinte forma: o monitor tinha uma professora supervisora para acompanha-lo às atividades de monitoria, assim, as ações eram acordadas entre o estudante monitor e a professora supervisora, no entanto, durante as práticas no laboratório todos os professores contribuíam para o aprendizado e crescimento do monitor, assim como, de todos os outros estudantes, sempre respeitando o contrato realizado entre a professora supervisora e o monitor. Com relação aos estudantes que almejavam fazer treinamentos no laboratório, estes agendavam antecipadamente. A monitoria configurou-se, como uma atividade importante, pois, agregou conhecimentos inerentes ao exercício da enfermagem, além do desenvolvimento de habilidades para o bom relacionamento interpessoal do estudante. Do exposto, percebeu-se que a monitoria favorece oportunidades de aprendizado e conhecimentos científicos extra-classe de aula, bem como, promover atributos necessários para uma formação profissional adequada para o mercado do trabalho.
Palavras-chave: Aprendizagem
Educação
Enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3670
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cesar Junior Aparecido de Carvalho 2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)146.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.