EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3667
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DO PERFIL DE CRIANÇAS COM PRESCRIÇÃO MÉDICA PARA METILFENIDATO (RITALINA® ) EM MARINGÁ – PR
Autor(es): LIMA, Carlos Henrique de
PAIOLA, Giordano Carlo
MAIER, Alessandra Maria Rocha Rodrigues
MASSUDA, Ely Mitie
Abstract: O Metilfenidato, Ritalina®, é uma anfetamina que atua sobre Transportadores de Dopamina (DAT) e Transportadores de Noradrenalina (NAT), para expandir a oferta de neurotransmissores na fenda sináptica. Uma vez que no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) há comprometimento da disponibilidade de dopamina, o metilfenidato, Ritalina®, é frequentemente prescrito como tratamento nessa circunstância. Seja pela dificuldade para reconhecer TDAH, conforme Diagnostic and Statistical Manual 5th edition (DSM-5), a precariedade da educação no Brasil, que impedem aos professores compreenderem a necessidades individuais de aprendizagem dos estudantes, ou a influência da mídia em propagar TDAH como justificativa para crianças que apresentam comportamento não esperados socialmente, há grande tendência a diagnósticos equivocados e a prescrição equivocada de metilfenidato. Segundo a Diretriz de Prática Clínica para o Diagnóstico, Avaliação e Tratamento do Déficit de Atenção/Transtorno de Hiperatividade em Crianças e Adolescentes da Academia Americana de Pediatria, desde o diagnóstico até o tratamento do TDAH possuem autenticidade científica, no entanto, ressalta a necessidade de esclarecimentos práticos, quanto a diretriz no cotidiano médico. Será realizado, dessa maneira uma pesquisa de natureza exploratória, retrospectiva, cujos dados serão levantados por meio das notificações de receitas de metilfenidato dispensados pela Secretaria Municipal de Saúde de Maringá-PR, para identificar o perfil socioeconômico e demográfico de crianças em idade escolar que recebem prescrição de metilfenidato. Espera-se compreender o percurso que seguem as prescrições desde o encaminhamento ao médico até renovações, considerandose as variáveis socioeconômicas da população em estudo, contribuirá para a promoção do cuidado centrado na pessoa.
Palavras-chave: Idade escolar
Prescrição Médica
TDAH
Patologização da criança
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3667
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Henrique de Lima.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)172.39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.