EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3666
Tipo: Artigo
Título: RESILIÊNCIA E QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON
Autor(es): SANTANNA, Carla Fabiana Manosso
NISHIDA, Fernanda Shizue
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Abstract: O Parkinson é uma doença crônica neurodegenerativa que desencadeia profundas consequências físicas e psicossociais, que acomete, geralmente, pessoas acima de 60 anos de idade. Com o aumento da expectativa de vida da população mundial, emerge um novo cenário social, instalando um perfil epidemiológico desafiador para todos os setores da sociedade, principalmente o da saúde. Diante disso, o objetivo central da presente pesquisa será analisar a relação entre perfil psicossocial resiliente e a qualidade de vida em indivíduos com Doença de Parkinson (DP). Trata-se de um estudo transversal descritivo e analítico. Os sujeitos da pesquisa serão pacientes com diagnóstico de DP que recebem assistência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município de Maringá/PR. A coleta de dados será por meio de questionário estruturado, realizado nas dependências da UBS. Para estimar a qualidade de vida (QV) será utilizado o Word Health Organization Quality of Life Instrument-Bref (WHOQOL-BREF), para resiliência a escala de resiliência de Wagnild & Young, a identificação do suporte social pela Escala de Satisfação do Suporte Social (ESSS). Para a análise estatística dos dados, serão realizadas médias, valores mínimos e máximos e desvio-padrão para as variáveis quantitativas. Para as variáveis qualitativas, serão realizadas frequências e porcentagens. O teste QuiQuadrado será utilizado para a associação entre variáveis qualitativas. E o Teste T de Student será utilizado para a comparação de grupos das variáveis quantitativas, com um nível de significância de p<0,05.
Palavras-chave: Doença de Parkinson
Resiliência
Qualidade de vida
Suporte social
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3666
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carla Fabiana Manosso Santanna.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)149.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.