EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3663
Tipo: Artigo
Título: RASTREAMENTO DE HIPERTENSÃO E DIABETES MELLITUS NA POPULAÇÃO DO BAIRRO VALE AZUL- SARANDI
Autor(es): MOVIO, Carla Craus
LUCHETTI, Fernanda Fernandes
CARVALHO, Maria Dalva de Barros
Abstract: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) são apontadas como uma epidemia em todo o mundo, constituindo um sério problema de Saúde Pública. O rastreamento dessas doenças, especialmente em populações desassistidas se faz necessário para a início do desenvolvimento de projetos que alterem essa realidade. O objetivo desse trabalho é rastrear a população do bairro Vale Azul-Sarandi, Paraná em relação aos riscos de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial, sendo um estudo observacional transversal. Os dados serão coletados por meio de visitas domiciliares para aferição da pressão e medição da glicemia capilar. Para isso serão utilizados: esfigmomanômetros Welch Allyn calibrados, estetoscópio Littman Classic III, lancetas, algodão e luvas. As medidas antropométricas serão verificadas com a utilização de fita métrica, balança e calculadora. Os dados serão lançados em planilha Excel e depois de tabulados serão submetidos a tratamento estatístico descritivo e inferencial em um software a ser ainda escolhido. Os resultados esperados são: identificar toda a população de um bairro rural do município de Sarandi em relação às doenças crônicas e fatores de risco, e a partir disso propor intervenções para a melhoria das condições de saúde.
Palavras-chave: Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs)
Fatores de Risco
População desassistida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3663
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carla Craus Móvio.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)207.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.