EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3661
Tipo: Artigo
Título: ATIVIDADE ANTI - TRYPANOSOMA CRUZI E ANTI - LEISHMANIA DE EXTRATOS E F RAÇÕES DE PERESKIA GRANDIFOLIA
Autor(es): CARNEIRO, Matheus Iuri de Souza
FARIA, Ana Rarie Andrade de
KARAM, Thaysa Ksiaskiewcz
NAKAMURA, Celso Vataru
LAVERDE JUNIOR, Antônio
STEFANO, Elizandra Aparecida Britta
CAPRIOLI, Juliana Cogo
Abstract: As doenças infecciosas podem ser causadas por diferentes micro-organismos patogênicos, dentre eles os protozoários. A leishmaniose e a doença de Chagas são causadas pelos protozoários Leishmania spp e Trypanosoma cruzi, espectivamente. O conhecimento destes micro- organismos, bem como a descoberta de novas moléculas bioativas com atividade antiparasitária é considerado de extrema importância, visto que os tratamentos disponíveis apresentam diversos inconvenientes. A biodiversidade brasileira é extensa e rica,sendo descrito extensivamente na literatura o potencial biológico de produtos naturais, incluindo para a planta Pereskia grandifolia. Dessa maneira, considerando a necessidade de novas alternativas, o objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade do extrato e frações de P. grandifolia frente a L. amazonensis e ao T. cruzi. O extrato bruto da planta P. grandifolia foi obtido a partir da extração hidroetanólica de suas folhas, em seguida foi fracionado obtendo- se as frações butanólica, diclorometano e aquosa. A atividade antiproliferativa foi avaliada após a incubação do extrato e frações com as formas promastigotas e epimastigotas. O extrato bruto apresentou IC 50 de 160,1 e 67,3 μg/mL contra as formas promastigota e epimastigota, respectivamente, enquanto que a atividade das diferentes frações variou entre 64,42 e 237,87μg/mL. O efeito citotóxico foi avaliado frente a linhagem de macrófagos J774-A1 e de células LLCMK2 pelo método de redução do MTT, no qual observou- se uma grande variação nos níveis de toxicidade entre o extrato e frações (CC50 entre 3,22 e >1000,0 μg/mL ).Estudos complementares devem ser realizados a fim de confirmar o potencial biológico desta planta.
Palavras-chave: Leishmania amazonensis
Trypanosoma cruzi
Atividade biológica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3661
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATHEUS IURI DE SOUZA CARNEIRO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)157.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.