EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3660
Tipo: Artigo
Título: CONTAMINAÇÃO DE APARELHOS CELULARES DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO DE UM HOSPITAL PÚBLICO DO NOROESTE PARANAENSE
Autor(es): MARTINEZ, Mariana Maioli
DENIS, Bruno Ramon Fernandes
BENEVENTO, Carlos Eduardo
LALUCCI, Marielle Priscila de Paula Silva
Abstract: O ambiente hospitalar é um dos locais com maior chance de acontecer quadros de infecções, sendo um dos motivos à utilização irrestrita dos aparelhos celulares tanto por pacientes, quanto dos profissionais da saúde, considerando- se um grave problema. Um dos motivos que desencadeia a contaminação dos aparelhos celulares dentro do âmbito hospitalar é a falta de higiene destes objetos, devido serem utilizados dentro e fora do local de trabalho, não se preocupando com as boas práticas de higienização. O objetivo deste estudo é determinar a prevalência de micro- organismos em aparelhos celulares da equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico de um hospital na região noroeste paranaense. Participaram da pesquisa 8 colaboradores, sendo coletadas amostras de aparelhos celulares de cada membro da equipe utilizando- se swabs estéreis que foram armazenados em tubos identificados contendo caldo BHI, para posteriormente incubação e realização da análise microbiológica através de meios de cultura e provas bioquímicas específicas. Além disso, foi aplicado um questionário para saber sobre o manuseio do aparelho celular por parte do colaborador. Em todas as amostras houve crescimento de pelo menos um micro- organismo, observando- se crescimento de Salmonella sp, Serratia sp, Klebsiella sp e Enterobacter sp. .Com os dados obtidos, espera- se o envolvimento da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) para desenvolver ações de conscientização da gravidade de contaminação no ambiente hospitalar causada pela má higienização das mãos e do uso de aparelhos celulares.
Palavras-chave: Análise microbiológica
Higienização
Infecção hospitalar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3660
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANA MAIOLI MARTINEZ.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)225.87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.