EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3654
Tipo: Artigo
Título: SEVERIDADE DA PODRIDÃO DA ESPIGA CAUSADA POR FUSARIUM VERTICILLIOIDES EM MILHO COMUM E MILHO PIPOCA
Autor(es): GABRIEL, Lorrant Cavanha
MATTOS, Amanda do Prado
ANGELOTTI, Priscila
GAROZI, Renato
TESSMANN, Dauri José
Abstract: Dentre os principais patógenos da cultura do milho, o fungo Fusarium verticillioides se destaca como um importante causador de podridões radiculares, morte de plântulas, podridões de espiga e de colmo. O objetivo desse trabalho foi avaliar a resistência genética de genótipos de milho comum e milho pipoca à severidade da Podridão de Fusarium na espiga. O patógeno F. verticillioides foi inoculado nas plantas no estádio de grão leitoso pelo método de injeção de uma suspensão de microconídios. A avaliação da severidade da Podridão foi realizada após a maturação dos grãos. Diferentes níveis de resistência à doença foram verificados, com níveis de severidade variando de 1,33 a 47,38%, que separou os genótipos em dois grupos distintos de resistência, em ambos os tipos de milho.Os resultados obtidos são importantes para o estudo de estratégias de manejo da Podridão de Fusarium baseadas na resistência genética.
Palavras-chave: Doença
Microconídios
Zea mays
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3654
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LORRANT CAVANHA GABRIEL.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)144.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.