EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3653
Tipo: Artigo
Título: USO DE ANTIDEPRESSIVOS, GANHO DE PESO E OBESIDADE
Autor(es): GIMENES, Camila de Oliveira Carracioli
FAVOTTO, Raquel da Silva
BENNEMANN, Rose Mari
Abstract: De acordo com a World Health Organization (WHO), em 2016 mais de 650 milhões de adultos no mundo apresentavam obesidade e mais de 340 milhões de crianças e adolescente estavam acima do peso ou obesos. Ainda segundo a WHO, a depressão afeta mais de 300 milhões de pessoas globalmente e em diversas faixas etárias, resultando no aumento da utilização de antidepressivos. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sistematizada na literatura sobre a relação entre o uso de antidepressivos tricíclicos e tetratricíclicos, ganho de peso e obesidade. Para tanto, foi consultada a produção cientifica, de periódicos indexados nos bancos de dados da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (Medline), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e da United States National Library of Medicine (PubMed). Foram incluídas publicações no período compreendido entre 2007 a 2017.Verificou-se que o uso de antidepressivos tricíclicos e tetracíclicos, pode causar aumento de peso corporal e pode ser influenciado por fatores como sexo e tempo de uso do fármaco.
Palavras-chave: Antidepressivos
Aumento do peso
Alteração de peso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3653
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila de Oliveira Carracioli Gimenes.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)233.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.