EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3651
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DO EFEITO CICATRIZANTE DO EXTRATO DE Bixa orellana L.
Autor(es): BALESTERO, Bruno Mateus Feria
CONSENTINO JUNIOR, Edson
PRADO, Ana Flávia de Souza
GUIDI, Ana Carolina
FELIPE, Daniele Fernanda
MARTINS, Heber Amilcar
Abstract: A utilização das plantas na medicina tem uma grande importância no atendimento primário de saúde em todo o mundo. Entretanto, poucas plantas foram validadas do ponto de vista farmacológico, fitoquímico e clínico. A Bixa orellana L., popularmente conhecida urucum, é muito utilizada como corante em alimentos, mas suas propriedades terapêuticas não estão bem estabelecidas. O objetivo deste trabalho é avaliar a atividade farmacológica do extrato de Bixa orellana L. in vivo, estudando o provável efeito cicatrizante. Foram utilizados 24 ratos Wistar machos, em quatro períodos experimentais com duração de 4, 7, 10 ou 14 dias. Após excisão as feridas foram tratadas com pomada base (controle) ou com a pomada contendo extrato de Bixa orellana L. a 5%, uma vez ao dia. O extrato de Bixa orellana L. reduziu a área média das feridas em 13,8% e 25% após 4 e 7 dias de tratamento, bem como promoveu aumento da superfície de reepitelização em 2,26% após 4 dias de terapia. Estes resultados parciais apontam para um possível efeito benéfico do extrato de de Bixa orellana L. sobre o processo de cicatrização.
Palavras-chave: Cicatrização
Feridas
Urucum
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3651
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno Mateus Feria Balestero.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)190.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.