EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3649
Tipo: Artigo
Título: IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DO GÊNERO MIMOSA L. (FABACEAE – MIMOSOIDEAE) , ATRAVÉS DA MORFOLOGIA DE TRICOMAS DO RAMO E DO EIXO DA INFLORESCÊNCIA
Autor(es): FRANCO, Letícia Mônica Garcia
GUTIERRE, Maria Auxiliadora Milaneze
SOUZA, Luiz Antonio de
ROMAGNOLO, Mariza Barion
Abstract: Objetivando analisar os tricomas do caule e do eixo da inflorecência de Mimosa L. (Fabaceae – Mimosoideae), com vistas à taxonomia do gênero, 14 espécies e uma variedade, ocorrentes na planície de inundação do alto rio Paraná, região Oeste do estado do Paraná, Brasil, foram investigadas sob microscopia de luz e eletrônica de varredura. A maioria das espécies investigadas apresenta tricomas não glandulares não ramificados no caule e no eixo da inflorescência, dos subtipos cônico, cilíndrico e plano, mas também foram observados tricomas não glandulares ramificados dos subtipos: plumose e barbellate, e glandulares dos subtipos: stalked e clavate. Das espécies analisadas,sete apresentaram três tipos de tricomas, sete apenas um e apenas Mimosa somnians não os apresentou. Foram observadas projeções na superfície dos tricomas com aspecto verrucosa em linhas laterias e diagonais e outras com forma arredondada . Quanto ao comprimento, os tricomas não glandulares foram distribuídos nas classes: curto, médio, longo e muito longo. A segregação das Mimosa é totalmente apoiada por evidências da morfologia do tricoma associadas aos caracteres de ornamentação da superfície, densidade e comprimento dos tricomas.
Palavras-chave: MEV
Ornamentação da superfície
Tamanho do tricoma
Tricoma glandular
Tricoma não glandular
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3649
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LETÍCIA MÔNICA GARCIA FRANCO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)254.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.