EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3646
Tipo: Artigo
Título: PROSPECÇÃO DE MARCADORES NUCLEARES E PLASTIDIAIS PARA ESTUDOS GENÉTICOS DA ESPÉCIE INVASORA Urochloa arrecta , NA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO DO ALTO RIO PARANÁ E RESERVATÓRIO DA USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU
Autor(es): LUZ, Lara Hoffmeister
ARJONA, Bárbara Scorsim
DIAMANTE, Nathália Alves
SILVEIRA, Márcio José
THOMAZ, Sidinei Magela
OLIVEIRA, Alessandra Valéria de
Abstract: As macrófitas aquáticas possuem uma importante diversidade dentro dos ecossistemas, porém seu crescimento excessivo, bem como a introdução de espécies exóticas, pode interferir no ambiente em que vivem. No reservatório da usina hidrelétrica de Itaipu estão presentes diversas famílias de macrófitas aquáticas, destacando- se as espécies invasoras de Poaceae pertencentes ao gênero Urochloa. Apesar de ser altamente invasiva, reduzindo a diversidade da comunidade de macrófitas nativas, não se sabe ao certo qual é a estratégia reprodutiva utilizada por espécimes de Urochloa arrecta, nem existem dados sobre a variação genética desse grupo na região. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi realizar a prospecção de marcadores moleculares nucleares e do cloroplasto para futuros estudos de variabilidade genética de Urochloa arrecta no alto rio Paraná e reservatório de Itaipu. As amostras coletadas tiveram seu material genético extraído e amplificado com primers específicos para as regiões ITS, rbcl e trnL- trnF. As sequências de DNA obtidas foram comparadas com sequências do gênero Urochloa depositadas no GenBank, buscando por polimorfismos e calculando a distância p. Os marcadores utilizados se mostraram uteis para a discriminação de espécies próximas,porém foram detectados apenas polimorfismos pontuais, sendo necessário a análise de um maior número de indivíduos para conclusões mais seguras a respeito de sua variabilidade genética.
Palavras-chave: Introdução
Macrófitas
Variabilidade genética
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3646
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARA HOFFMEISTER LUZ.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)155.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.