EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3642
Tipo: Artigo
Título: O FOTOSSENSIBILIZADOR AZUL DE ORTO - TOLUIDINA AFETA O METABOLISMO ENERGÉTICO EM MITOCÔNDRIAS HEPÁTICAS
Autor(es): SANTOS, Karina Borba Paulino dos
RAIMUNDO, Ana Flávia Gatto
LIMA, Byanca Thais
CAETANO, Wilker
PEREIRA, Paulo Cesar de Souza
CONSTANTIN, Rodrigo Polimeni
Abstract: A terapia fotodinâmica (TFD) utiliza o efeito fotodinâmico para o tratamento de diversas doenças e consiste na administração de um fotossensibilizador (F), seguida pela irradiação da região alvo com luz visível de comprimento de onda adequado. A ativação de F pela luz na presença de oxigênio molecular resulta na formação de espécies reativas altamente citotóxicas. O azul de orto- toluidina (AOT) tem potencial para ser utilizado na TFD, porém seus efeitos sobre sistemas biológicos ainda precisam ser compreendidos. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos diretos e fotodinâmicos do AOT sobre a respiração mitocondrial.Foram isoladas mitocôndrias hepáticas,por centrifugação diferencial,de ratos machos Wistar e pré- incubadas durante 10 minutos na presença ou ausência de AOT [0-40 μM, irradiado (658 nm, 3 mW/ cm2) ou não]. O consumo de oxigênio mitocondrial foi monitorado polarograficamente, utilizando a combinação glutamato e malato como substratos, na ausência e presença de ADP. Sem irradiação, os estados II e IV da respiração mitocondrial foram estimulados em até 214% e 149%, respectivamente,enquanto que sob irradiação a inibição chegou a 89% e 93%. O estado III da respiração mitocondrial foi inibido na ausência e presença de irradiação, chegando a 42% e 98%, respectivamente, dependendo da concentração de AOT. A razão ADP/O foi reduzida com e sem irradiação e eventualmente não pôde mais ser determinada. O mesmo ocorreu com o coeficiente de controle respiratório que também foi reduzido ou abolido. Conclui- se que o AOT inibe o metabolismo energético mitocondrial, provavelmente comprometendo a biossíntese de ATP.
Palavras-chave: Bioenergética
Efeito fotodinâmico
Fosforilação oxidativa
Terapia fotodinâmica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3642
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KARINA BORBA PAULINO DOS SANTOS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)168.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.