EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3640
Tipo: Artigo
Título: LITERACIA EM SAÚDE EM IDOSOS HIPERTENSOS ATENDIDOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SÁUDE DE MARÍNGA (PR)
Autor(es): MALACRIDA, Bianca Maria de Almeida
GRANADO, Gabriel de Araujo
AMADOR, Jenifer Fernanda Sanches
BERNUCI, Marcelo Picinin
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
Abstract: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é considerada uma entidade multifatorial relacionada com altos índices de morbimortalidade. Estudos têm demonstrado que adesão ao tratamento depende de uma série de fatores, entre os quais estão idade do paciente e o nível de literacia em saúde, que consiste em colocar em prática o conhecimento adquirido pelo individuo na área da saúde, utilizando-o de forma benéfica, promovendo, assim, efeito direto no processo de preservação da saúde, prevenção de doenças e possíveis complicações. Desse modo, esse projeto objetiva identificar o nível de literacia em saúde dos pacientes idosos portadores de hipertensão arterial cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde da cidade de Maringá. Trata-se de um estudo transversal e quali-quantitativo no qual será aplicado um instrumento sobre Literacia em Saúde (QUEMELO et al., 2017) e duas perguntas abertas relacionadas aos motivos que levam os pacientes a não aderirem ao tratamento. Para tal será realizado cálculo amostral dos pacientes hipertensos, distribuídos nas 30 unidades de saúde da cidade de Maringá-PR. Os dados obtidos serão organizados em planilhas do Excel e receberão tratamento estatístico a partir do programa Statistic Package for Social Sciences (SPSS). Serão realizadas análises estatísticas descritivas para descrição das amostras. Para verificar possíveis associações entre a adesão ao tratamento anti-hipertensão e os hábitos de vida, será utilizado o teste do qui-quadrado com auxílio do ambiente estatístico R. Espera-se identificar o nível de literacia em saúde e compreender os motivos que dificultam a adesão à terapia medicamentosa desses pacientes.
Palavras-chave: Adesão ao tratamento
Hipertensão arterial em idosos
Literacia em saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3640
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bianca Maria de Almeida Malacrida.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)142.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.