EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3638
Tipo: Artigo
Título: EFEITO HIPOTENSOR DA AURICULOACUPUNTURA EM PACIENTES COM CRISE HIPERTENSIVA EM UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO
Autor(es): SABEC, Beatriz Veiga Aguiar da Costa
SOUZA, Isabelle Dieguez Perez de
ANTUNES, Marcos Benatti
Abstract: pressão arterial (PA). O objetivo deste estudo é avaliar o efeito hipotensor imediato da aplicação da sangria no ponto reflexo cerebral da auriculoacupuntura em pacientes com crise hipertensiva em uma unidade de pronto atendimento (UPA). Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, quase experimental de abordagem quantitativa, que será realizada em na UPA de Sarandi/PR.Haverá 140 pacientes, por amostra de conveniência, que apresentarem crise hipertensiva (PA> 140/80mmHg) no acolhimento por classificação de risco da unidade.Os pacientes serão divididos em grupos: Grupo I (experimental/caso), após aferição da PA serão submetidos a sangria no ponto reflexo cerebral, localizado no ápice da orelha, aguardarão em repouso no período de 10 minutos para nova aferição da PA. O Grupo II (controle), após a aferição da PA serão submetidos a pequena perfuração sem sangria no lóbulo da orelha (placebo) e aguardará em repouso no período de 10 minutos para nova aferição da PA. O procedimento será unilateral na orelha do lado dominante.Os dados serão coletados no acolhimento, prontuário, entrevista e durante o procedimento. Todas as informações serão transcritas para planilha eletrônica e submetidas à análise estatística em softwares específicos.Espera-se com os resultados do projeto caracterizar pacientes com crise hipertensiva da UPA, validar técnica de sangria auricular no ponto reflexo cerebral como hipotensor nas crises hipertensivas e apresentar protocolo de uso da equipe de saúde nas unidades de pronto atendimento com menor custo e benefício ao paciente.
Palavras-chave: Atendimento de Urgência
Acupuntura Auricular
Hipertensão Arterial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3638
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Beatriz Veiga Aguiar da Costa Sabec.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)144.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.