EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3636
Tipo: Artigo
Título: INTERAÇÃO ENTRE FORRAGEIRAS E CULTURAS ANUAIS DE INTERESSE AGRONÔMICO
Autor(es): BARDI, Guilherme Martins Gomes
MELLO, Luiz Henrique Moraes de
FARIA JUNIOR, Jairo Borges
BIDO, Graciene de Souza
ZULIAN, Aline Maria Orbolato Gonçalves
Abstract: As forrageiras utilizadas como plantas de cobertura, ajudam no controle de nematoides, plantas daninhas, pragas e consequentemente o gasto com adubação e os impactos ao meio ambiente são reduzidos e também auxiliam no controle de erosões,assim,melhorando os níveis de fertilidade do solo. A Brachiaria ruziziensis contribui para a estrutura do solo e é muito utilizada em consorcio,pois tem um forte papel alelopatico em culturas consorciada como o Milho (Zea mays) de grande importância econômica,assim, como a Soja (Glycine max), portanto, o objetivo desse trabalho é analisaro efeito alelopático da forrageira entre as culturas citada. Desse modo,em laboratório será avaliado a Brachiaria ruziziensis sobre a germinação e desenvolvimento das culturas milho e soja. Os experimentos serão instalados na Fazenda experimental da UniCesumar/ Biotec na presença da braquiária e na ausência. O delineamento experimental será inteiramente casualizado com cinco repetições e os dados serão avaliados por analise de variância e as medias entre tratamento comparados pelo teste Scott Knott de 5% de significância. Os experimentos laboratoriais serão conduzidos no laboratório de botânica do UniCesumar, utilizando câmara de incubação B.O.D a 25°e fotoperiodo de 12 horas, durante 7 dias. Os tratamentos serão constituídos por diferentes concentrações do extrato aquoso da Brachiaria ruziziensis (0, 25, 50, 75 e 100%). Dessa forma, espere- se que a braquiária interfira de forma positiva sob as culturas anuais devido as interações alelopatica, possibilitando melhoria no sistema agrícola de produção e um manejo que preserve o solo.
Palavras-chave: Alelopátia
Braquiária
Cobertura vegetal
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3636
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUILHERME MARTINS GOMES BARDI.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)200.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.