EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3635
Tipo: Artigo
Título: FAUNA PARASITÁRIA DE Hypostomus ancistroides (Loricariidae) NA BACIA DO RIO PIRAPÓ, PARANÁ, BRASIL, UTILIZADA COMO BIOINDICADORA DE QUALIDADE AMBIENTAL.
Autor(es): BELGAMAZZI, Micaeli Silva
CAGNI, Gilsemara dos Santos
TAKEMOTO, Ricardo
LIZAMA, Maria de los Angeles Perez
Abstract: O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto gerado por defensivos depositados no rio pela ação antrópica, através da utilização de peixes como bioindicadores. O estudo ocorreu no rio Pirapó, no qual possui uma área de drenagem de aproximadamente 5.096,86 km² e abastece, entre outras cidades, o município de Maringá no Estado do Paraná. Sendo utilizado como objeto de estudo peixes da espécie Hypostomus ancistroides (Loricariidae) (cascudo),coletados ao longo da bacia do rio Pirapó utilizando- se de redes de espera simples de diferentes malhas, com esforços padronizados, entre períodos diferentes do ano. Após serem coletados, esses espécimes foram levados ao laboratório, onde foram retiradas as medidas biométricas, e índices biológicos, a fim de identificar possíveis alterações nessas espécies causadas por defensivos agrícolas, se procurou identificar o nível de contaminação no local. Os locais de amostragem mostraram- se com qualidade regular ao longo de todo o trecho estudado.
Palavras-chave: Peixes
Bioindicadores
Parasitas
Defensivos agrícolas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3635
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GILSEMARA DOS SANTOS CAGNI.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)318.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.