EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3631
Tipo: Artigo
Título: MACROINVERTEBRADOS COMO BIOINDICADORES DE QUALIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS NO CÓRREGO NAZARETH, MARINGÁ, PARANÁ, BRASIL
Autor(es): AZEVEDO, Fabíola Makiyama de
CAGNI, Gilsemara dos Santos
COSIN, Raquel de Souza
GONÇALVES, José Eduardo
BEHREND, Rômulo Diego de Lima
LIZAMA, Maria de los Angeles Perez
Abstract: A água é um bem mundial e recurso natural limitado, utilizada em todas as reações químicas. Apesar deste bem comum ser abundante, nem toda a água está disponível. A ação do homem na utilização exacerbada deste recurso hídrico é responsável pela poluição hídrica cada vez mais intensa. Desta forma, é necessária a preocupação com a qualidade do ecossistema e de sua biota, buscando ferramentas para o monitoramento ambiental destes corpos de água. Desta forma o objetivo deste estudo é de conhecer a fauna de macroinvertebrados ao longo do curso do córrego Nazareth, Maringá, PR, e analisar os fatores que influenciam as variações espaciais e temporais destas comunidades,para utilizá- los como bioindicadores de qualidade ambiental, já que este córrego apresenta distintas características abióticas e biológicas, devido ao impacto urbano sofrido por este corpo de água. Será realizada uma coleta padronizada em dois períodos do ano, em diversos transectos do córrego para verificação da biodiversidade de macroinvertebrados. A análise da água também permitirá verificar a sua qualidade, já que este córrego se estende até o rio Pirapó, que é o principal rio que abastece o município de Maringá e região.Os resultados serão analisados por diversos testes estatísticos paramétricos e não paramétricos.
Palavras-chave: Invertebrados bentônicos
Recursos hídricos
Monitoramento ambiental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3631
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABÍOLA MAKIYAMA DE AZEVEDO.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)249.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.