EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3629
Tipo: Artigo
Título: BIODISPONIBILIDADE DE COMPOSTOS BIOATIVOS PRESENTES EM EXTRATO DE STEVIA MICROENCAPSULADO SUBMETIDO À DIGESTÃO IN VITRO
Autor(es): HODAS, Fabiane
CIOTTA, Simone Rocha
ZORZENON, Maria Rosa Trentin
RASPE, Djéssica Tatiane
MILANI, Paula Gimenez
COSTA, Silvio Claudio da
Abstract: Folhas de Stevia pré- tratadas com etanol apresentam boas características sensoriais, além de diversos compostos com atividades funcionais. O extrato aquoso derivado das folhas da planta já é reconhecido por trazer benefícios, especialmente com atividade anti- hiperlipidêmica e anti- hiperglicêmica. Entretanto, esses compostos bioativos podem ser sensíveis à luz, oxigênio e mudanças de pH. A microencapsulação, técnica conhecida por promover a proteção de compostos, pode ser uma maneira eficiente de preservar a atividade do extrato aquoso de Stevia durante o processo de digestão. O objetivo do trabalho foi avaliar o percentual de biodisponibilidade de compostos fenólicos e atividade antioxidante do extrato de folha pré- tratada livre e microencapsulado. Simulou- se um processo de digestão in vitro do extrato e de microcápsulas em diferentes condições digestivas. Após cada condição, alíquotas foram analisadas quanto ao teor de compostos fenólicos totais e atividade antioxidante.Observou- se que a microencapsulação promoveu maior biodisponibilidade dos compostos fenólicos em todas as condições da digestão in vitro, resultado que sugere a eficiência da metodologia e indica a possibilidade de uso do extrato aquoso microencapsulado em alimentos, aumentando os efeitos funcionais destes.
Palavras-chave: Atividade antioxidante de Stevia
Compostos fenólicos totais de Stevia
Digestão in vitro de extrato e microcápsula de Stevia
Extrato aquoso de Stevia rebaudiana
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3629
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABIANE HODAS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)199.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.