EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3624
Tipo: Artigo
Título: RELAÇÃO DO PERFIL PSICOSSOCIAL E O CRESCIMENTO ALCANÇADO EM ESCOLARES NA CIDADE DE MARINGÁ, NO PARANÁ
Autor(es): LUIZETI, Bárbara Okabaiasse
MARQUES, Naomi Schneider
CARDOSO, Jane Laner
Abstract: O presente estudo objetiva analisar o crescimento infantil alcançado em escolares de populações específicas de Instituições Solidárias de Maringá, no Paraná, e identificar fatores psicossociais como vínculo familiar, renda familiar e frequência escolar, e avaliar sua relação com o crescimento infantil, epidemiologia de desnutrição e obesidade, e a necessidade de vigilância nutricional nas crianças da coorte. O estudo será descritivo, transversal, analítico e quantitativo. A amostra será obtida a partir dos dados coletados sobre peso e estatura, e informações de caráter psicossocial. A população alvo serão escolares de 6 a 10 anos de idade, de Instituições Filantrópicas da cidade de Maringá, no Paraná, Brasil. Os dados antropométricos serão tabulados e analisados por meio do Escore-z. Serão utilizadas as seguintes relações: peso por estatura (P/E), peso por idade (P/I), estatura por idade (E/I), além do Índice de Massa Corpórea (IMC) por idade em percentis e escores z. Espera-se que com este estudo verificar a correlação entre os fatores psicossociais e o crescimento alcançado em escolares, e auxiliar em uma melhor compreensão sobre o âmbito do crescimento infantil e suas particularidades.
Palavras-chave: Crianças
Estado nutricional
Fatores psicossocias
Vínculo familiar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3624
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BÁRBARA OKABAIASSE LUIZETI.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)150 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.