EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3620
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA TAXA METABÓLICA BASAL: UMA COMPARAÇÃO A PARTIR DE DIFERENTES MÉTODOS EM MULHERES JOVENS
Autor(es): MARQUES, Déborah Cristina de Souza
COELHO, Andressa Alves
OLIVEIRA, Fabiano Mendes de
MARQUES, Marilene Ghiraldi de Souza
OTÁVIO, Rodrigo Vaneti
BRANCO, Braulio Henrique Magnani
Abstract: A taxa metabólica basal (TMB) é definida como a quantidade mínima de energia necessária para manter as funções vitais do organismo em condições basais, auxiliando assim no controle e manutenção do peso corporal, bem como no equilíbrio do gasto energético diário. Devido essa importância, nos dias de hoje com os adventos tecnológicos, são observados diferentes meios e métodos para mensuração da TMB que podem apresentar maior ou menor fidedignidade. Em vista disso, o objetivo do presente estudo foi comparar os valores encontrados em diferentes métodos de análise da TMB em mulheres jovens, do sexo feminino. Para tanto, foram convidados a participar da pesquisa, 33 mulheres, entre 18 a 29 anos de idade. A TMB foi mensurada através da calorimetria indireta (FITMATE PRO® e VO2000®) e por diferentes fórmulas preditivas encontradas na literatura. Os dados obtidos por meio dos aparelhos de calorimetria indireta e fórmulas preditivas foram comparadas via análise de variância (ANOVA) a um fator com medidas repetidas, utilizando o post-hoc de Bonferroni. O nível de significância estabelecido foi de 5%. Para mulheres, apenas as equações de Harris-Benedict (1919), FAO/EHO/UNU (2001) e Schofield (1985) apresentaram valores próximos ao de referência, o que pode-se concluir que muitos métodos são ineficazes para predizer a TMB.
Palavras-chave: Saúde da Mulher
Metabolismo
Taxa Metabólica Basal
Promoção da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3620
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andressa Alves Coelho.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)174.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.