EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3619
Tipo: Artigo
Título: MORFOLOGIA E ANATOMIA DO FRUTO (PERICARPO E SEMENTE) DE MICONIA RUIZ & PAV. ( MELASTOMATACEAE JUSS.)
Autor(es): HERNANDES, Caroline Marinho
SANTOS, Anderson Ferreira dos
SOUZA, Luiz Antonio de
Abstract: Miconia Ruiz & Pav. é o maior gênero de Melastomataceae que mostra dificuldade na separação de suas espécies. Frutos e sementes têm revelado caracteres morfológicos e anatômicos de importância diagnóstica para espécies. Assim, o presente trabalho objetivou a análise ontogênica do pericarpo e semente das espécies Miconia albicans, M. hyemalis, M. Inconspicua, M. collatata, M. ligustroides, M. sellowiana, como contribuição taxonômica para o gênero. Os frutos e sementes foram obtidos de coletas que foram feitas em parques estaduais de Vila Velha e Guartelá, ambos localizados no Paraná, e de exsicatas de herbário, foram preparados em resina e cortados de forma seriada no micrótomo.Os ovários têm estrutura simples, com mesofilo parenquimático. Os frutos são pomáceos e semipomáceos bacáceos, com pericarpo carnoso parenquimático, onde ocorrem esclereídes. As sementes são exotestais, exomesotestais e mesoendotestais. A análise ontogênica do pericarpo e da semente das 6 espécies de Miconia revelou alguns caracteres, que associados, podem ser úteis para separação das espécies. Os caracteres mais significativos são posição do ovário (ínfero ou semi- ínfero), local de inserção dos óvulos no septo (base, meio, terço inferior, terço superior), tipo de fruto (pomáceo ou semipomáceo), tipo de semente (exotestal, exomesotestal, mesoendotestal) e estrutura da testa (presença de macrosclereídes, células esclerenquimáticas cuboides ou a não esclerificação da epiderme externa).
Palavras-chave: Exotesta
Ovário ínfero
Pomáceo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3619
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAROLINE MARINHO HERNANDES.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)336.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.