EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3615
Tipo: Artigo
Título: O PAPEL DO ÔMEGA-3 NO TRATAMENTO DA PSORÍASE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autor(es): MORAIS, Andersson Cleiton
BENNEMANN, Rose Mari
Abstract: A psoríase é uma doença cutânea inflamatória, crônica, não infecciosa e imuno-mediada. É recorrente, e consiste em uma hiperproliferação celular crônica, causando lesões que podem ser únicas ou evoluir para grandes placas, que em sua grande maioria, vem acompanhadas de prurido. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre o papel do ômega-3 no tratamento da psoríase. Para tanto, foi consultada a produção cientifica, de periódicos indexados, no período de 2008 a 2018, nos bancos de dados da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (Medline) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Como estratégia de busca foi utilizada a combinação de termos pré-definidos de acordo com os Descritores Ciências da Saúde (DESC), utilizando a seguinte combinação dos descritores em português: psoríase, doença autoimune, alimentos anti-inflamatórios, inflamação e seus correspondentes em inglês: psoriasis, autoimmune disease, anti-inflammatory foods, inflammation. A seleção final resultou em 15 estudos. O papel do ômega 3 no tratamento da psoríase, ainda não está claro, entretanto pode-se evidenciar que o consumo de ômega-3 pode trazer benéficos ao indivíduo com psoríase.
Palavras-chave: Doença autoimune
alimentos anti-inflamatórios
inflamação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3615
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andersson Cleiton Morais.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)170.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.