EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3612
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE FITOPLANCTÔNICA DO LAGO ARTIFICIAL DO PARQUE ALFREDO NYFFELER , MARINGÁ, PARANÁ
Autor(es): CAMPOS, Beatriz Melissa
SILVA, Matheus Vieira da
JATI, Susicley
Abstract: A comunidade fitoplanctônica é uma ferramenta importante no diagnóstico das condições ambientais, uma vez que responde aos impactos sobre o meio aquático, resultando em alterações em sua estrutura. Nesse trabalho objetivamos examinar a variação temporal da estrutura da comunidade fitoplanctônica de um lago artificial urbano e eutrófico na cidade de Maringá- Pr. Para isso foram realizadas duas coletas de fitoplâncton (dezembro de 2017 e outubro de 2018). As amostras de fitoplâncton total foram coletadas diretamente com frascos a sub- superfície na região limnética do lago e fixadas com Lugol Acético in situ. As demais análises seguiram metodologia usual. Foram examinadas as variações na composição taxonômica, riqueza, densidade e biovolume da comunidade fitoplanctônica. Foram identificados 55 táxons distribuídos em 13 grupos taxonômicos. Os grupos que melhor contribuíram para a densidade e o biovolume foram Zygnematophyceae e Cyanobacteria. O presente estudo amplia o conhecimento sobre a comunidade fitoplanctônica do lago Alfredo Nyffeler e da região de Maringá- PR, contudo, sugerimos o início de monitoramentos mensais da comunidade fitoplanctônica e das concentrações de nutrientes (fósforo e nitrogênio total) como forma de antecipar a ocorrência de florações de algas, especialmente Cyanobacteria, e resguardar a população de uma eventual exposição a uma queda abrupta na qualidade da água deste ambiente.
Palavras-chave: Eutrofização
Fitoplâncton
Lago artificial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3612
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEATRIZ MELISSA CAMPOS.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)190.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.