EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3611
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE AUTORREFERIDAS E PRÁTICAS DE LAZER EM IDOSOS ASSISTIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Autor(es): MOREIRA, Ana Paula
ROCHA, Adeline Regina Gonçalves da
SANTOS, Aliny de Lima
GRABOSQUE, Camila Lucca
CASTRO, Vivian Carla de
Abstract: O envelhecimento é um fenômeno natural de um indivíduo, envolvendo multiplicidade de fatores biológicos, genéticos, sociais, manutenção da saúde, autonomia e independência. No processo de envelhecimento ocorre diminuição de atividades laborais, fazendo necessário um olhar aprofundando nesta população para realizar estratégias que mantenha todos os fatores citados anteriormente. Estudo quantitativo, exploratório e descritivo, realizados com idosos de um município do Sul do Brasil. Primeiramente ocorreu um levantamento, juntamente com a secretaria de saúde do número de idosos cadastrados. Diante disto realizou-se um sorteio aleatório e sistemático, onde foi determinado a quantidade de idosos incluídos no estudo. Para a coleta de dados ocorreu entrevistas domiciliares utilizando dois instrumentos, um para caracterização socioeconômica e outro caracterizando o lazer a as condições de saúde autorreferidas pelos idosos. O estudo seguiu todos os preceitos éticos nacionais e internacionais de pesquisa com seres humanos. Evidenciou-se que a maioria das doenças encontradas dentre o público alvo são do sistema osteomuscular e conjuntivo, do aparelho circulatório e endócrinas. Outro aspecto notório é o número elevado de idosos apresentam sintomas de depressão/ ansiedade, mesmo que uma grande porcentagem pratique de uma a duas atividades que são prazerosas, atividades que, por sua vez, trazem uma maior expectativa de vida.
Palavras-chave: Idoso
Envelhecimento ativo
Qualidade de vida
Lazer
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3611
Data do documento: 30-Out-2019
Aparece nas coleções:XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (29 à 30 de Outubro de 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Moreira.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no XI Encontro Internacional de Produção Científica (29 a 30 de outubro de 2019)167.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.